Artigos

RH estratégico: dicas para planejar 2019

Consultoria

Um bom RH estratégico não se limita a realizar tarefas operacionais, mas também está preocupado com o cumprimento de metas e objetivos da empresa. Nesse desafio, o planejamento de RH deve ser estruturado com muito cuidado, para assegurar um bom alinhamento das atividades e fornecer vantagem competitiva à companhia.

Alguns pontos são cruciais na hora de elaborar um bom planejamento do ano para o departamento de recursos humanos. Entre eles, conhecer bem as metas e planos da empresa e revisar os pontos fortes e fracos de toda a equipe. Além disso, é preciso avaliar de que forma a gestão de pessoas pode contribuir para o cumprimento dos objetivos traçados.

Aonde a empresa quer chegar?

Há muito tempo que o RH deixou de ser um setor meramente de formalidades e passou a ser uma peça estratégica para toda a companhia. Entretanto, para que o RH, contrate, desenvolva, busque benefícios eficazes e desenvolva um bom planejamento, é preciso que esse departamento esteja a par de todos os objetivos da empresa.

Todas as ações desenvolvidas no ano precisam estar em sincronia com as metas da organização. Por exemplo, buscar alternativas eficazes para reduzir custos com planos de saúde, adotar ferramentas para aumentar a produtividade e motivação dos funcionários, traçar planos para melhorar os índices de absenteísmo e turnover da empresa, etc.

Aprenda com o passado

Um dos maiores erros que as empresas ainda cometem é repetir, anualmente, o mesmo planejamento. Acontece que, dessa maneira, a companhia está perdendo a oportunidade de e desenvolver constantemente, limitando-se a cometer os mesmos erros.

Ao revisar o planejamento do ano anterior, assim como estudar os resultados, é possível desenvolver uma proposta mais acertada e direcionada aos reais objetivos e peculiaridades da empresa. Nesse campo, também é preciso inovar no planejamento de RH e trazer coisas diferentes para dentro da empresa. Por exemplo, atividades, palestras e treinamentos em prol de engajamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Quer fazer de 2019 o melhor ano para a sua empresa? Então, conte com a Ciel como a sua parceira estratégia!